A Associação dos Procuradores do Município do Salvador (APMS) foi fundada em 06 de maio de 1977, tendo como seu primeiro presidente o procurador Carlos Alberto Casaes de Souza. A associação nasceu para lutar pelos direitos dos procuradores e visando acabar com a disparidade existente no Executivo municipal à época. Na ocasião, era possível observar a existência de assistentes judiciários e procuradores, ambos com atribuições semelhantes.
Entre os principais pilares desta luta estiveram os procuradores Carlos Alberto Casaes de Sousa, Eurico Venâncio de Freitas e Napoleão Teixeira Lins (in memoriam). Após intensa luta, o então prefeito da cidade, Fernando Wilson de Magalhães, finalmente colocou o cargo de assistentes jurídicos em extinção e reconheceu os de procuradores de 1ª e 2ª classe.
É neste momento, fruto da mobilização por esta reivindicação, que surge a APMS, usando de empréstimo o salão da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia para realizar as reuniões de fundação. Uma das primeiras lutas da associação após sua criação foi a instituição de concurso público para o cargo de procurador do município.