O Proc Cultura – Procuradores & Cultura visa estimular iniciativas cuturais por Salvador
No sábado, 11/11, os prazos processuais , os tribunais e as reuniões dos procuradores do município do Salvador deram lugar à cultura e à história da cidade do Salvador.
Foi dia de a APMS estrear o projeto Proc Cultura – Procuradores e Cultura, que promoveu uma imersão in loco, comandada pelo historiador Rafael Dantas, por museus, ruas e praças da cidade. O grupo saiu a pé do Monumento Dois de Julho, no Campo Grande, seguindo pelo Corredor da Vitória até o Palacete das Artes, na Graça, com paradas em museus e marcos históricos do percurso.
Cada detalhe arquitetônico foi observado, detalhado e justificado historicamente. O Proc Cultura é idealizado pela procuradora Tamara Freire, diretora cultural da APMS, com apoio do procurador Daniel Tourinho.
De acordo com Tamara, este projeto não significa apenas resgatar lembranças de quem chegou antes e nos ajudou a chegar aonde estamos, mas sobretudo, compreender que o resgate das nossas memórias é, em última instância, a busca da nossa identidade interna, é colocar a nossa mão no futuro. “Sabemos quem somos e o que podemos”, disse.
Esta é a terceira vez que a APMS promove iniciativas que viabilizam um mergulho na história de Salvador. O objetivo, conforme explicou a presidente da APMS, Maria Amélia Machado, é proporcionar uma imersão no que a cidade tem como riqueza, o que dá sentido a todo o fazer cotidiano do procurador, que tem como missão zelar e defender o patrimônio e o bem público do Município, por meio de suas atividades de orientação, consultoria, atuação judicial e extrajudicial.