Projeto oferecido pela APMS propõe ‘olhar diferente’ para construções e monumentos históricos de Salvador

06 dez 2019
Projeto oferecido pela APMS propõe ‘olhar diferente’ para construções e monumentos históricos de Salvador

“Pelourinho do olhar ao ver” é realizado sob monitoria do psicólogo Carlos Linhares

DSCN9921DSCN9954

Um mergulho na identidade e na cultura do povo de Salvador recheado de interação e entretenimento. Assim é possível definir o encontro que a APMS proporcionou a seus associados no último sábado, 30. O “Pelourinho do olhar ao ver”, desenvolvido pelo psicólogo e especialista em Antropologia Carlos Linhares, percorreu a pé lugares de Salvador e, de forma lúdica, trouxe informações que revelaram o quanto que as construções, igrejas, obras, monumentos revelam do “ser, viver e estar” da população soteropolitana hoje.

A rota iniciou no Largo do Terreiro de Jesus, seguiu para o do Cruzeiro de São Francisco, para observação das sacadas e “ver” o que representam na história e identidade aquelas construções dos bares, restaurantes, com casas contendo janelas e fachadas altas. De lá, foi visitado o complexo de São Francisco: convento, igreja e Ordem Terceira. A cada parada, uma curiosidade e um gesto ou movimento animado, cheio de simbolismo com o que se estava retratando. O percurso incluiu também o Museu da Santa Casa de Misericórdia e a Catedral Basília, além de uma passagem rápida pelo monumento da Cruz Caída.

77101907_2489450521331418_6418929267840647168_n DSCN9963

Segundo Linhares, o projeto viabiliza, por meio de uma observação atenta e de um exercício de interpretação, uma compreensão da formação de nossa cidade, sua história, cultura e desigualdades. “É uma visita guiada com uma pegada de oficina de desenvolvimento do olhar estratégico e passou a fazer parte de muitos programas de treinamento”, explicou Linhares à ocasião do anúncio do projeto encampado pela associação.

Todo o trajeto foi acompanhado pela vice-presidente da APMS, Lilian Almeida, pelo diretor cultural e idealizador do projeto, Rodrigo Moraes, pela primeira-secretária, Maria Amélia Maciel Machado, e pelo conselheiro fiscal, Bruno Prazeres da Silva.

Veja aqui galeria completa

DSCN9945