A presidente da APMS, Maria Amélia Machado, cumpriu agenda em Brasília nestas segunda, 11, e terça, 12, ao lado da vice-presidente da APMS, Lilian Azevedo, presidente em exercício da ANPM, que atualmente ocupa o cargo durante o “Julho das Pretas”.
Ambas estiveram com a presidente interina do Conselho Federal da OAB, Sayury Otoni, para tratar de pautas relacionadas ao papel da mulher no ambiente laboral, da necessidade de realização de ações institucionais voltadas para capacitar mulheres a assumirem espaços de liderança. Também participaram de encontro do 1º Colégio de Liderança Feminina, formado pela OAB para discutir a temática, ocasião que teve como palestrante a procuradora do Município de Registro/SP, Gabriela Samadello, que foi vítima de violência no local de trabalho e teve seu caso denunciado na imprensa recentemente.
A presidente da APMS acompanhou ainda a visita institucional à ANPM feita pela presidente da OAB/BA, Daniela Borges, e a vice, Christianne Gurgel. Na ocasião foram tratados temas relativos às prerrogativas da carreira e relacionadas à posição da mulher em espaços de liderança. Amélia também esteve com o deputado Samuel Moreira (PSDB/SP), ao lado da presidente interina da ANPM, Lilian Azevedo, da procuradora geral do Município de Registro/SP, Gabriela Samadello, e do procurador do Município de Registro, Fernando Stangarlin, para tratar de prerrogativas da carreira.
Otoni é a terceira mulher a presidir a OAB desde a sua criação, há 92 anos. Daniela Borges é a primeira presidente mulher da OAB/BA e Lilian Azevedo, a primeira mulher negra a assumir a presidência da ANPM.