NOTA DE REPÚDIO

02 mar 2023
NOTA DE REPÚDIO

A Associação dos Procuradores do Município do Salvador (APMS), entidade que representa as procuradoras e procuradores que atuam no Município do Salvador, tomando conhecimento das declarações feitas pelo vereador Sandro Fantinel (Patriota/Caxias do Sul), ocorridas nesta última terça-feira, 28 de fevereiro, na Câmara de Vereadores da cidade sulista, vem manifestar absoluto repúdio ao conteúdo expresso na fala do parlamentar.

Em seu discurso, o vereador se refere aos cerca de 180 trabalhadores provenientes de Salvador/BA, resgatados na última semana sob suspeita de estarem sendo submetidos a trabalho em condições análogas à escravidão, como sendo “aquela gente de lá de cima”.

E, ao falar sobre a identidade cultural do povo baiano, o parlamentar afirma que “a única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor”.

A fala do parlamentar, ao menos em tese, revela lamentável complacência com a exploração de mão de obra de trabalhadores vulneráveis – em demonstração de desapego a pilares constitucionais, como o postulado da dignidade da pessoa humana.

Além disso, a fala referida é sugestiva de desprezo contra a expressão cultural secular do povo baiano, limitando-a e reduzindo-a sem disfarce de preconceito – preconceito que, quando direcionado a um grupo cultural, pode assumir conotação de efetiva xenofobia.

A APMS cultua a construção de relações dignas de trabalho, razão pela qual registra seu assombro com o discurso do parlamentar, preocupado com a preservação do status quo dos empregadores (donos de vinícolas), mas indiferente ao abuso potencialmente sofrido pelos trabalhadores baianos.

Sendo uma associação eminentemente soteropolitana, que cultiva, difunde e interage profundamente com a cultura local, a APMS repudia a postura do vereador gaúcho, que revela não apenas despreparo e desconhecimento cultural, mas lamentável menosprezo pela cultura baiana – tão rica e diversa.

Manifestações como essas merecem ser combatidas com repúdio e com tomada de providências rígidas por parte dos diversos segmentos da sociedade.