APMS realiza ciclo de palestras em homenagem aos 473 anos da cidade
Um ciclo de palestras sobre o passado, o presente e o futuro da cidade do Salvador ocorrerá nos próximos dias 22 e 24 de março, a partir das 11h, no Youtube da Escola Baiana de Direito Municipal (EBDM). O evento, realizado pela Associação dos Procuradores do Município do Salvador (APMS), é aberto ao público e visa fazer uma homenagem aos 473 anos de fundação da capital baiana, cujo aniversário estará sendo comemorado no próximo dia 29 de março.
Trata-se do primeiro evento promovido pela entidade, por meio da diretoria da EBDM, que tem à frente o procurador do município Rafael Carrera. Entre os objetivos das palestras estão: colaborar no processo de difusão do saber acerca de Salvador e dar maior visibilidade ao papel do procurador municipal no apoio à implementação de políticas públicas locais e na defesa dos direitos fundamentais.
“Conhecer a história de nosso povo e a formação da nossa cultura é profundamente significativo para a advocacia pública municipal, que ao interpretar o Direito, seja quando representa judicialmente o ente público, seja na atividade de consultoria ou assessoramento ao Poder Executivo local, precisa estar atenta aos aspectos identitários da nossa sociedade”, explica o diretor da escola, Rafael Carrera, acrescentando que o evento busca um equilíbrio entre o novo, pois a cidade é uma estrutura por natureza em constante mutação; e a tradição, os costumes.
PROGRAMAÇÃO – No dia 22, o geógrafo, professor da UFBA e da UCSAL, doutor pela Université de Paris-Sorbonne, Pedro Vasconcelos, será o expositor, abordando o tema “Salvador, do passado ao presente”. No dia 24, será a vez do psicólogo, professor e doutor em Ciências Sociais e Saúde pelo ISC/UFBA, Carlos Linhares, que irá abordar o tema “O que será o amanhã? – Salvador e seu futuro, entre a utopia e a distopia”.
“O procurador do Município de Salvador não se contenta em conhecer, em profundidade, o tema Direito Municipal. Quer mais: quer ser especialista em Cidade de Salvador. A nossa cidade nos interessa. É esse o nosso segmento. Conhecendo a cidade, sua tradição, sua cultura, seus dilemas, sem dúvida nos capacitamos para servi-la melhor. E nada mais apropriado do que promovermos esse debate no dia do aniversário de Salvador” destacou a presidente da APMS, Maria Amélia Machado, sobre a importância da homenagem a Salvador para a categoria e de expandir a discussão à toda a sociedade soteropolitana.
A programação buscou reunir conhecimentos sobre a cidade em diferentes formatos de abordagem, porque a cidade é multifacetada, complexa e plural, não cabendo em nenhuma caixinha de saber, conforme explicou o procurador Rafael Carrera, diretor da EBDM e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social. E arremata: “a cidade poderia estar aqui sendo discutida sob variados ângulos; mas estamos profundamente felizes em começar esta jornada trazendo dois grandes pensadores do mundo contemporâneo, um do mundo da geografia e outro da psicologia. É só um começo!”.
REVISTA JURÍDICA
No dia 24, o evento também será palco do lançamento da revista jurídica da APMS, que traz artigos, textos e pareceres dos procuradores do município do Salvador, sobre temas ligados ao Direito Municipal e sua aplicação na Administração Pública. Na ocasião, a palestra será em formato híbrido: além de transmitida pelo Youtube, ocorrerá presencialmente, na sede da APMS, no Centro.