Corpo diretivo que assumiu a gestão no biênio 2015/2017 estará prestando contas em assembleia no próximo dia 15/09
A atual gestão da APMS está chegando ao fim neste mês de setembro, após dois anos de atividades intensas. Para a presidente da associação, Lisiane Maria Guimarães, que esteve à frente da entidade de classe durante o biênio, o balanço do período é bastante positivo.
Diversas iniciativas estratégicas e de capacitação para os procuradores do município do Salvador foram realizadas. É o caso das duas edições do Congresso Baiano do Direito Municipal: a primeira realizada em 2016 e a segunda a se concretizar nos dias 21 e 22 de setembro deste ano, no Hotel Golden Tulip Rio Vermelho, em Salvador-BA.
Houve ainda as parcerias com o Brasil Jurídico, o Bahia British Club e a Rede LFG que viabilizaram a capacitação e a atualização da classe sobre o Novo Código de Processo Civil. “As mudanças do CPC foram significativas e interferem em nossa rotina de trabalho”, explicou Lisiane sobre o investimento nessas parcerias, destacando uma das missões da APMS: manter o associado atualizado sobre temas de relevância ligados à sua atuação.
Também na área de capacitação, a associação foi parceira e apoiadora de eventos diversos a exemplo do I Fórum Nacional de Mediação e Arbitragem, e dos seminários “A fiscalização das cotas raciais no âmbito do concurso público”, e “Lei 13.01 9/2014 – Aspectos gerais e implementação do novo regime de parceria Administração Pública e Sociedade Civil”. Ambos tiveram servidores e procuradores como públicos, fomentando a ampliação do conhecimento de temas pertinentes a área.
O acompanhamento de matérias em trâmite no Congresso Nacional, como a PEC 17 e o PLC 3123, de processo junto ao Tribunal de Contas do Município e do RE 663696, sobre o teto remuneratório, junto ao STF, também integraram a agenda de prioridades da APMS neste período de trabalho. As atividades legislativas junto àAssociação Nacional dos Procuradores Municipal (ANPM) também integraram a agenda da diretoria, nas mobilizações pelo Dia do Advogado Público, entre outras ações de âmbito nacional.
Além disso, houve ainda a participação no diagnóstico das procuradorias municipais, realizado pela ANPM e a adoção de novas ferramentas de comunicação, como a criação da fanpage no Facebook, a comunicação via WhatsApp, a implantação dos newsletters mensais e o lançamento do novo site da associação, que permitiu uma maior transparência das contas da entidade, por meio da área restrita. Hoje os associados podem verificar os balancetes da gestão acessando esta zona do portal, por meio de login e senha.
Outra recente iniciativa de destaque disse respeito ao lançamento da campanha voltada para esclarecer o papel do procurador do município e de que forma este profissional contribui para o zelo do patrimônio público e da gestão municipal. A campanha deu o pontapé inicial para a comemoração dos 40 anos da APMS.
A associação firmou ainda convênios na área de turismo, alimentação e serviço em benefício dos associados. Já na área social, vale os destaques para os eventos comemorativos que reuniram a classe em momentos de lazer e integração. Foi o caso das festas de confraternização de final de ano, almoço comemorativo dos 40 anos, festa junina, nova edição dos procuradores de boteco e presença na Lavagem do Bonfim.