Congresso Regional deverá ter adesão de outros municípios nos próximos anos

28 maio 2018
Congresso Regional deverá ter adesão de outros municípios nos próximos anos

Presidente da APMS disse, durante encerramento, que a meta é que o evento ganhe vida própria

O projeto do Congresso Regional de Direito Municipal será abraçado por outros municípios nos próximos anos. Este foi o anúncio feito pelo presidente da APMS, Eduardo Hassan, durante encerramento deste primeiro evento que aconteceu em âmbito regional, no caso Norte/Nordeste, congregando procuradores, auditores fiscais municipais e profissionais que atuam no ramo, provenientes de todo o país.

Segundo Hassan, a ideia é de que o congresso ganhe vida própria e se torne algo permanente. A declaração foi feita após a conferência final do congresso, proferida pelo  ex-ministro da Justiça e ex-procurador de São Paulo, José Eduardo Cardozo. Diversas temáticas de interesse dos municípios estiveram em discussão em Salvador, no Wish Hotel da Bahia, nestas quinta e sexta, 24 e 25 de maio, em Salvador (BA).

IMG_3052

Durante os dois dias de programação, os participantes lotaram o auditório, superando as expectativas de presença. Entre as temáticas ligadas à reforma tributária estiveram a junção do ISS ao ICMS, a própria natureza do sistema tributário brasileiro. Palestrantes de referência no cenário nacional compuseram a grade, tais como o professor Everardo Maciel, ex-secretário da Fazenda e da Receita Federal; a doutora Betina Treiger Grupenmacher, autora de várias obras sobre o tema; a colunista de O Valor Econômico e especialista em Direito Tributário, Tathiane Piscitelli.

IMG_3628

ENCERRAMENTO – José Eduardo Cardozo, em sua conferência, resumiu o motivo de os municípios serem os mais afetados no pacote de leis que visa alterar o regime tributário do país: “o município é um ente que não participa da vontade política da União, pois não integrava a federação quando do pacto federativo”.

Segundo o ex-ministro, o Brasil vive uma situação anômala em relação ao município, pois é um ente “esquisito” e isto faz com que não tenha poder representativo de direito.  “Nossos municípios precisam ser fortalecidos, é preciso fortalecer conexão com o poder federativo e investir na descentralização do poder”.

José Eduardo Cardoso ainda fez um apanhado histórico sobre o sentido da constituição do estado democrático de direito e a relação desta com o poder. A mesa foi presidida pelo procurador do município de Belo Horizonte, Cristiano Giuliano, e composta pelos dois presidentes, da APMS e ABAM, que fizeram agradecimentos.

IMG_3649

ÚLTIMO DIA – Os honorários da advocacia pública foram tema da palestra do procurador do município Francisco Bertino na sexta, 25, em mesa presidida pelo também procurador e diretor cultural da APMS, Tércio Souza. O presidente da Associação dos Procuradores do Município de Aracaju (APMAJU), Matheus Brito, entidade parceira, foi o mediador da palestra realizada pelo procurador de Santo Antônio de Jesus, Edmilson Lobo Filho, na manhã deste mesmo dia (25). Quem também presidiu mesa em palestra na ocasião, a convite da APMS, foi a vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (APEB), Cristiane Guimarães. Ela conduziu a palestra da mestre e doutora Betina Treiger Grupenmacher, que explicou aos presentes sobre mediação, conciliação e arbitragem em matéria tributária.

 33653620_2083562231920251_298859866158530560_n IMG_3549 IMG_3557