Após três dias de debates, palestras e grupos de trabalho, o XIII Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais chega ao fim com a produção de 24 novas diretrizes para as procuradorias das cidades brasileiras. O evento, realizado pela primeira vez na região nordeste, em Maceió (AL), alcançou recorde de participantes: foram 366 inscritos entre procuradores, advogados e interessados em advocacia pública.
O presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), Carlos Mourão, comemorou os resultados: “O congresso foi um grande sucesso. Tivemos representação de quase todos os estados brasileiros, de mais de 60 municípios, e um nível alto de produção intelectual e cultural”, avaliou.
Mourão ressaltou ainda o comprometimento dos participantes durante os três dias de trabalho: “São procuradores que atuam diariamente em defesa do interesse público, da sociedade e no combate à corrupção. O trabalho do procurador ajuda os municípios a atender toda a demanda social que a população tanto precisa”.
A procuradora Patrícia Barreto, de Palmas (TO), que participa do Congresso pela sétima vez, avaliou que o evento superou as expectativas: “Percebi uma interação maior entre os participantes. Essa troca é fundamental para tomarmos conhecimento dos problemas enfrentados pelos municípios brasileiros. As discussões servem como norte para o nosso trabalho”, disse.
Carlos Augusto Vieira, procurador de Curitiba (PR) ressaltou a importância das diretrizes obtidas a partir do Congresso: “A maioria dos municípios do Brasil não tem acesso a esse tipo de trabalho. Ele se torna uma referência de doutrina e entendimento jurídico das questões que afetam o cotidiano das cidades”, afirmou ao fim do evento.
O XIII Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais foi uma iniciativa da Associação Nacional de ProcuradoresMunicipais (ANPM), com o apoio do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado de Alagoas (Sebrae/AL) e das prefeituras de Maceió, Belo Horizonte e João Pessoa. Em 2017, o evento será realizado em Curitiba (PR).
HOMENAGEM – Durante o congresso, a ex-presidente da ANPM, Geórgia Campello, recebeu da Associação dos Procuradores de Município do Estado de Alagoas (APROMAL) a comenda “Graciliano Ramos”, premiação que leva o nome do romancista alagoano que contou o sertão para o mundo. Na ocasião, a procuradora dedicou o prêmio aos componentes da diretoria da associação que estiveram à frente da gestão junto com ela nos últimos dois anos.
Fonte/Informações: ANPM