Evento de capacitação será o ponto alto da ação, no dia 23/11, na sede da entidade
Com o objetivo de estimular o combate às práticas racistas e incentivar a reflexão a respeito do tema da Consciência Negra, a APMS lança nesta quarta, 16/11, uma campanha em suas redes sociais sobre o Novembro Negro, mês que visa recordar e evidenciar lutas e resistências da população negra contra o racismo e a desigualdade.
O mês foi assim batizado por conta da passagem do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro. Instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, a data faz referência à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares e visa promover também um resgate da cultura africana, evidenciar sua contribuição para a formação do povo brasileiro, num movimento de reconhecimento e valorização.
A campanha inclui cards com frases de conscientização, dicas culturais, vídeos que visam suscitar a reflexão e tem como ponto alto um evento no dia 23/11, às 14h, na sede da APMS, em parceria com a Procuradoria Geral do Município de Salvador (PGMS), por meio do Núcleo Interno do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI).
Trata-se de uma capacitação com procuradores e servidores, que terá as presenças da secretária Municipal da Reparação, Ivete Sacramento, e do jornalista e advogado baiano João Santos. O objetivo é discutir o tema “Qual é o papel do negro no século 21 — Como você tem contribuído para esse avanço?”.