Um passeio recheado de etnografia e descrições históricas, exigindo uma observação atenta, além do olhar turístico. Assim promete ser o “Pelourinho: do olhar ao ver”, que a Associação dos Procuradores Municipais de Salvador (APMS) vai promover para seus associados, no dia 30 de novembro, às 8h30.
De acordo com o psicólogo e pós-graduado em Antropologia, Carlos Linhares, por meio de uma observação atenta e de um exercício de interpretação, os participantes passam a ter uma compreensão da formação de nossa cidade, sua história, cultura e desigualdades. “É uma visita guiada com uma pegada de oficina de desenvolvimento do olhar estratégico e passou a fazer parte de muitos programas de treinamento”, explica Linhares.
Ainda segundo ele, o trajeto inclui ruas e praças, parando para observar as antigas edificações, visitando seus interiores e buscando decifrar os símbolos presentes nos ambientes, a monumentalidade das construções e os casarios dos tempos da Colônia e do Império. “Em resumo, se trata de um exercício de ampliação do olhar para um ver crítico e compreensivo do contexto.
Para participar, o interessado deve confirmar presença através do e-mail: apms@apms-ba.com.br. O ponto de encontro no dia 30 de novembro, às 8h30, será na Cantina da Lua, Terreiro de Jesus, e a dica é usar roupas leves e calçados confortáveis. O projeto foi idealizado pelo diretor cultural da APMS, Rodrigo Moraes.