As medidas anunciadas pela Prefeitura de Salvador, na manhã desta segunda, 30, contaram com a atuação de procuradores de Salvador, que analisaram dispensas emergenciais para fornecimento de alimentação para a população vulnerável da cidade.
Neste domingo, 29, foram distribuídas pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) da capital baiana três mil refeições para os moradores em situação de rua no Pelourinho, casas de apoio e acolhimento administradas pelo município. Conforme declarou a secretária Ana Paula Matos em texto publicado na imprensa, a ação será diária e integra uma série de medidas de sensibilização, apoio e assistência aos cidadãos em situação de rua, acordadas com representantes do Movimento População de Rua da Bahia.
A atuação dos procuradores também se estende à outra iniciativa anunciada pela secretária nesta segunda, 30: a oferta de vagas para abrigamento. Os membros da Procuradoria Municipal vêm atuando em contratação direta para celebração de parceria com sociedade civil. Os procuradores estão fornecendo as condições jurídicas para que as medidas se concretizem e esta foi mais uma ação fruto dessa atuação voltada para as emergências causadas pela pandemia.