Tércio Roberto Peixoto Souza é diretor cultural da APMS
O procurador do município e diretor cultural da APMS, Tércio Roberto Peixoto Souza, é o novo presidente do Instituto Bahiano de Direito do Trabalho (IBDT). A solenidade festiva de posse dos novos membros do corpo diretivo da entidade aconteceu nesta quarta, 13/02, na sede da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, na Graça. Tércio Souza assume a presidência até 2020 em substituição ao juiz Rodolfo Pamplona Filho, que presidiu a cerimônia.
Duas palestras integraram a programação do evento: a do desembargador e sócio benemérito da APMS, Renato Simões, e a do advogado do Piuaí, Raphael Miziara. Simões traçou um histórico das alterações das leis trabalhistas, alertando para as vulnerabilidades do cenário em relação ao Direito do Trabalho, sobretudo na ótica legislativa e do trabalhador . “Não se destrói o que foi construído com muita compreensão. Não se tira de um povo um benefício. Destruir o conhecimento jamais”. Miziara apresentou aspectos do Direito do Trabalho que a legislação brasileira ainda não incorporou relacionados ao patrimônio genético e às tecnologias (entre outros), apontando a necessidade da modernização das leis brasileiras, abordando a ótica da proteção das empresas em seus exemplos.
Ao tomar posse e proferir seu discurso, o procurador Tércio Souza resgatou a história do IBDT, falou da missão da entidade e do contexto de insegurança jurídica reforçando a meta de o instituto, com a nova diretoria, construir caminhos capazes de proporcionar paz à sociedade, manter as pessoas estimuladas a debater, trazer proposições e avançar. “Não podemos consentir com a ideia da extinção da justiça do trabalho. Estou certo de que o IBDT envidará todos os esforços para que dias melhores cheguem”.
O presidente da APMS, Eduardo Hassan e o primeiro-secretário, Eduardo Porto, estiveram presentes bem como o procurador Claudionor Ramos Neto, coordenador da Procuradoria Especializada Judicial Trabalhista (EJUTR), o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Luís Carlos Gomes Carneiro Filho, e o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior, entre outras autoridades e procuradores do município associados.
A entidade, fundada na Bahia em 1946, tem como objetivo viabilizar o aprofundamento, o estudo e o debate de ideias sobre o Direito do Trabalho. Tércio Souza é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, mestre em Direito Privado e Econômico pela Universidade Federal da Bahia, procurador do Município de Salvador-BA e professor de cursos de graduação e pós-graduação.
Veja a composição do novo corpo diretivo!
Presidência – Tercio Roberto Peixoto Souza
1ª Vice Presidência – Cyntia Maria de Possídio Oliveira Lima
2ª Vice Presidência – Danilo Gonçalves Gaspar
Tesouraria – Maurício de Melo Teixeira Branco
Secretaria Geral – Juliane Dias Facó Vilela
1ª Secretaria – Renato da Costa Lino de Góes Barros
2ª Secretaria – Maria da Graça Bellino de Atahyde de Antunes Varela
Biblioteca – Vanessa Vieira Pessanha