Procuradores municipais de Salvador estiveram em Brasília nesta terça e quarta-feira, 6 e 7 de março, integrando agenda de atividades e mobilização nacional com o objetivo alertar para a atual situação da advocacia pública no país. Os atos foram liderados pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) e aconteceram em meio às comemorações do Dia Nacional da Advocacia Pública.
A comitiva de Salvador foi composta pelo presidente da APMS, Eduardo Hassan; pela diretora-tesoureira, Lisiane Guimarães; e pelos procuradores Francisco Bertino e Geórgia Campello.
Na capital federal os atos incluíram lançamento oficial do “1º Diagnóstico da Advocacia Pública Municipal no Brasil” em encontro com senadores, exposição do diagnóstico em sessão na Câmara de Deputados e participação em ato público no auditório do Conselho Federal da OAB. Articulações com parlamentares também compuseram a agenda.
De acordo com o documento que vem sendo entregue para autoridades de todo o país, apenas 34% dos municípios do Brasil têm uma Procuradoria Municipal instalada.
Além das atividades referentes à mobilização, a divulgação do 1º Congresso Regional de Direito Municipal, que será realizado em Salvador no mês de maio também teve seu espaço na programação, com o apoio da ANPM.
Já na terça, 6, a APMS esteve presente em Assembleia Geral Extraordinária com associações de todo país, ocasião em que a procuradora e tesoureira da associação, Lisiane Guimarães, foi nomeada delegada da ANPM na Bahia.