Atualidade e diversidade de temas são destaques na abertura do VI Congresso Baiano de Direito Municipal

21 set 2017
Atualidade e diversidade de temas são destaques na abertura do VI Congresso Baiano de Direito Municipal

Procuradores do município, auditores fiscais, profissionais e estudantes que atuam na área do Direito Público estiveram reunidos nesta quinta-feira, 21, para acompanhar a abertura do VI Congresso Baiano de Direito Municipal, no Hotel Golden Tulip Rio Vermelho, em Salvador.  “Direito Municipal e os rumos da gestão pública” é o tema central do evento, que se estende até amanhã, 22.

Os presidentes da Associação dos Procuradores do Município do Salvador (APMS) e da Associação Baiana dos Auditores Fiscais do Município(ABAM), entidades realizadoras do evento, aproveitaram a oportunidade para dar as boas vindas aos presentes, destacando a importância de se discutir os rumos da gestão pública e de temas referentes ao atual contexto do país, como as reformas previdenciária, tributária e trabalhista.

abam

A presidente da Associação Baiana dos Auditores Fiscais (ABAM), Ana Amélia Doria, frisou que o evento é fruto de um trabalho árduo das duas associações com o intuito de discutir a excelência na condução dos trabalhos dos procuradores e auditores. “O objetivo é exatamente discutir uma melhor gestão pública, um serviço de excelência, um trabalho que possa não só refletir nossas preocupações com os rumos da cidade, com os rumos da nossa carreira, mas com os rumos do nosso país. Tanto assim que escolhemos temas políticos além dos temas técnicos, para que cada um de nós possa estar atento às reformas que estão acontecendo no país”, afirmou.

Em sua fala, o presidente da APMS, Eduardo Hassan, reforçou a necessidade de uma participação cada vez maior da população nas discussões, convidando todos a estrem mais próximos da gestão pública. “Não só a participar, mas ajudar a gestão pública. No dia que todos nós começarmos a perceber que a coisa pública é nossa, eu acho que o país começa a melhorar. A gente precisa tratar a coisa pública não como se fosse de ninguém, mas como se fosse nossa”, pontuou ele.

apms

O procurador do município de Salvador, Francisco Bertino, também compôs a mesa, representando a Associação Nacional dos Procuradores do Município (ANPM). Bertino aproveitou a ocasião para parabenizar a parceria de anos e sucesso na realização do evento, desejando que o congresso seja exitoso como tem sido e que as carreiras continuem remando juntas para construir esse espaço de debate que vem trazendo boas recordações e momentos.

A diversidade e atualidade dos temas a serem abordados no evento também foram comentadas e parabenizadas pelo secretário municipal da Fazenda, Paulo Souto, que na ocasião representou o prefeito ACM Neto, e pelo subsecretário municipal da Fazenda, Walter Cairo.

Além dos já mencionados, também compuseram a mesa de abertura desta manhã a vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (APEB), Cristiane Guimarães, representando o presidente Roberto Figueiredo; a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Leão, representando o presidente Luiz Vianna Queiroz; o vice-presidente do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF), Sérgio Furquim, representando a presidente Licia Soares; e o presidente da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (FENAFIM), Carlos Cardoso Filho.

Além da abertura solene, a programação da manhã contou com palestras sobre o sistema remuneratório das carreiras de estado em fase dos subsídios dos agentes políticos e sobre as reformas Previdenciária, Tributária e Trabalhista.

111

auditorio