APMS apoiou evento que também integrou agenda do Movimento Nacional pela Advocacia Pública
O seminário “Advocacia Pública Inovadora” reuniu neste sábado, 1º de fevereiro, procuradores municipais e estaduais no Novotel Rio Vermelho para discutir sobre a inovação e suas perspectivas para o futuro da atividade. A mesa de abertura foi composta pelo presidente da APMS, Eduardo Hassan; pelo procurador de Salvador, André Vaccarezza (representando a ANPM); pelo vice-presidente da OAB Brasil, Luis Viana, além da presidente da Apeb, Cristiane Guimarães, e do diretor de Comunicação e de Relações Interinstitucionais da Anape, Cláudio Gonçalves.
A abertura oficial foi feita pela presidente da Apeb, Cristiane Guimarães, que destacou a importância dos temas a serem debatidos. Em seguida, o vice-presidente da OAB, Luis Viana, falou sobre a posição do Órgão a respeito da luta pelo fortalecimento da carreira da Advocacia Pública e as demandas no Congresso Nacional, reforçando o compromisso com pauta. “Nesta gestão estamos sintonizados com o interesse público e com os advogados públicos na defesa dos interesses públicos.”
Na linha da abordagem de Luis Viana, o presidente da APMS ressaltou todo o trabalho que vem sendo feito pelo Movimento Nacional da Advocacia Pública e que vem sendo realizado pela associação como integrante da mobilização. “Os temas que serão discutidos são de bastante relevância para a carreira, desejo a todos uma excelente programação”, finalizou. O procurador André Vaccarezza, em sua fala, ainda completou que “é momento sim, de enaltecer a carreira sem esquecer de publicizar o nosso papel na sociedade”, completando que o cenário atual não pode ser esquecido, por isto os assuntos discutidos no evento “são tão palpitantes” para o futuro da Advocacia Pública.
Entre os temas explorados estiveram “Trabalho Remoto” e “Habilidades para a (nova) Advocacia Pública do Futuro, com os palestrantes Cibele Pessoa e Bruno Costa. O evento também enfocou temas ligados ao fortalecimento das carreiras da Advocacia Pública, tendo o painel “Honorários e outras prerrogativas do advogado público”, com mesa presidida pelo presidente da APMS e palestra do especialista Marcelo Terto (GO), que encerrou a programação.
Teve ainda o lançamento do prêmio Joselita Leão de Inovação da Advocação Pública, que irá homenagear a profissional da Procuradoria Geral do Estado, que é irmã da procuradora municipal Zênia Maria Cardoso, presente ao momento. Muitos procuradores municipais acompanharam a programação, que também integrou agenda do Movimento Nacional pela Advocacia Pública.