APMS promove formação sobre Programa de Combate ao Racismo Institucional

22 nov 2021
APMS promove formação sobre Programa de Combate ao Racismo Institucional

Ação integra campanha do Novembro Negro

 

A Associação dos Procuradores do Município do Salvador (APMS), em parceria com a Procuradoria Geral do Município do Salvador e o Comitê de Combate ao Racismo, promove no próximo dia 30 de novembro, o Meeting PCRI, uma formação sobre o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), especialmente voltada para procuradores e procuradoras de Salvador.

O evento inicia às 9h, com um café da manhã na sede da associação, e terá painel expositivo a partir das 10h, em formato híbrido (sede da APMS + Zoom). A ação integra a campanha do Mês da Consciência Negra, realizada pela entidade em suas redes sociais que tem como lema “Respeito não tem cor, tem consciência”. A secretária da reparação do município, Ivete Sacramento, já confirmou presença entre as expositoras.

O objetivo é possibilitar a reflexão entre a classe sobre o racismo institucional e como combatê-lo por meio de atitudes e práticas, conforme explicou a presidente da APMS, Maria Amélia Machado. “Todos os procuradores que atuam na capital baiana estão convidados a participar”, pontuou Amélia, esclarecendo que o link da reunião do zoom será enviado via whatsApp e por e-mail, e que não será necessária inscrição.

De acordo com a vice presidente da APMS, Lílian Azevedo, que integra o comitê técnico do programa, a própria necessidade de haver um dia da consciência negra já traz motivos para reflexão. “Essa data, para além de uma data festiva, é uma data para reflexão em relação ao combate ao racismo em suas diversas facetas, seja o subjetivo, o institucional ou estrutural”, comenta a procuradora.

O dia 20 de novembro foi instituído por lei como dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Desde então, durante todo o mês de novembro, são realizadas ações e discussões sobre os impactos do racismo no desenvolvimento do país e a participação da população negra na formação da sociedade. A cidade do Salvador possui a maior população declaradamente negra fora do continente africano de acordo com dados do Institute for Cultural Diplomacy sobre diáspora África no mundo.

meeting pcri